sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Filmes que marcam (4#)

Tropa de Elite! O um e o dois!
Bem...o que dizer de um filme que me marcou tanto e de várias maneiras. Não quero de modo algum fazer uma crítica que fique aquém daquilo que este filme representa, mas vou dar o meu melhor.  

Tropa de Elite relata sem qualquer pudor a realidade das favelas no Brasil, o tráfico de droga, a polícia corrupta, as crianças que à força ou não entram por caminhos do mal e a força policial que tenta contrariar esta tendência de que são os corruptos que mandam na Favela e nada os consegue deter.
O actor Wagner Moura faz um papelaço neste filme. Ele é muito expressivo e intenso, nota-se que dá tudo de si e era exactamente alguém assim que esta personagem pedia, o Capitão Nascimento é daquelas personagens que fazem história. Ainda hoje há duas ou três expressões dele que repito porque me ficaram na cabeça :)
Aconselho tanto este filme que acho que devia ser crime não o ter visto! 
Já conhecia este actor, gostava dele, mas nada que se compare com a admiração que lhe tenho agora.  



É usada uma linguagem forte que choca, violência psisológica e física de níveis impensáveis para mim (vindo de uma força policial) mas que é explicada pela necessidade que assim seja. Num meio em que tudo é permitido e onde impera a lei do mais forte, efectivamente o mais forte é que vence. E infelizmente nestes casos o mais forte tem de ser forte de todas as formas possíveis.

O segundo filme é um pouco diferente, igualmente bom e igualmente intenso, mas diferente. Transmite uma outra mensagem mais virada para a política e a corrupção que também por aí anda. Uma mensagem que tendo em conta a realidade do Brasil me pareceu forte e muito direcionada mas acredito que tenha sido exactamente essa a intenção.

Não sei haverá um terceiro mas espero que sim, ainda há muito que falar e debater sobre estes problemas que acontecem em grande escala no Brasil mas obviamente que não só lá. Pode transmitir a mensagem com a força de um murro no estômago (que transmite) mas que dá que pensar...lá isso dá.


2 comentários:

  1. Infelizmente não vi nenhum mas estão na lista de espera, quero muito ver :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ver então :) vais gostar muito! Este Wagner é um espectaculo mesmo :)

      Eliminar

Frase Linda!!

Adoro esta frase: Mamã já tiveste um sonho? Já. E agora? Agora ele está ao meu lado a fazer-me perguntas.